sábado, 1 de dezembro de 2018

Macarani: "Foi um ano positivo e cheio de desafios.", diz Fabiane sobre ano letivo de 2018; Secretária também falou de mudanças em 2019

Por Guga Amaral - Redação O Responsável
Fabiane Souza, Secretária de Educação de Macarani
Na tarde da última sexta-feira (30) a Secretária de Educação de Macarani Fabiane Souza Santos, concedeu uma entrevista exclusiva para O Responsável. Na entrevista foram tratados vários assuntos como: balanço do ano letivo, mudanças para 2019, matrículas dentre outros.

Sobre o balanço do ano letivo 2018 a Secretária disse que “foi um ano positivo e cheio de desafios, sendo que o maior deles foi a implementação da hora/aula nas unidades escolares nos anos inicias do Ensino Fundamental e também no ensino Infantil. Os alunos e professores se adaptaram rapidamente a essa mudança.”

Perguntamos sobre a possibilidade de novas mudanças para 2019 e Fabiane disse que não haverá grandes mudanças. Apenas pequenos ajustes serão feitos para melhorar o trabalho que foi realizado e otimizar a dinâmica dos trabalhos na Rede Municipal de Ensino.

Em se tratando de matrículas, a Secretária afirmou que foi publicada a portaria nº 5/2018 que estabelece normas, procedimentos e cronograma para a renovação de matrícula, nova matrícula e transferência de estudantes entre escolas da rede municipal. Inclusive a renovação de matrículas e novas matriculas já começaram. Aos pais que desejarem se programar para viagens ou outros compromissos, poderão acessar o calendário escolar 2019 nessa mesma portaria.

O Responsável indagou sobre a possibilidade de faltar vagas para os estudantes. Fabiane afirmou que na Rede Municipal não irá faltar vagas e que todos os estudantes terão acesso garantido ao Ensino Público. “Muitas vezes o que pode ocorrer é a falta de vaga numa escola para os alunos que vem de outra unidade escolar, e isso muitas vezes ocorre porque os alunos que ali já estavam renovaram suas matrículas prioritariamente. Mas sempre haverá vagas em outras Unidades Escolares.”

O Responsável também perguntou sobre determinadas listas de materiais escolares que são distribuídas em algumas escolas para que os pais comprem para o ano seguinte. A Secretária Fabiane informou que nenhum pai é obrigado a comprar aquela lista de materiais e, que o aluno que não levar, terá todos os direitos e aprendizagem garantidos. “Qualquer pai que se sentir à vontade, pode fazer essa doação, mas sem obrigatoriedade.”

A Secretária encerrou a entrevista desejando os votos de Feliz Natal e um ano de 2019 cheio de bênçãos e realizações às famílias macaranienses.

Nenhum comentário: