Depois de um mês de exibição, a propaganda eleitoral gratuita deixará a programação das emissoras de televisão aberta e de rádio na faixa das 13h e das 20h30.
Segundo o Calendário Eleitoral 2016 divulgado previamente pelo Tribunal Superior Eleitoral, às 23h59 desta quinta (29) é também o encerramento do prazo para realização de “propaganda política mediante reuniões públicas”. Para o caso de comícios de encerramento da campanha, o ato poderá ser prorrogado por mais duas horas.
Já na sexta (30), será o “último dia para a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral e a reprodução, na internet, de jornal impresso com propaganda eleitoral". E na véspera do pleito, sábado (1º), será a data limite para realização de propaganda eleitoral mediante alto-falante ou amplificadores de som, entre as 8h e 22h.
A distribuição de material gráfico, a promoção de caminhada, carreata, passeata e a utilização de carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos vão poder ser realizadas também até 22h.
Neste ano, o horário eleitoral foi exibido de forma diferenciada na televisão. Ao invés do praxe dos outros anos, onde tinha cerca de 30 minutos, a propaganda foi resumida nos horários citados em apenas 10 minutos.
Além disso, esta faixa ficou totalmente reservada para os candidatos a prefeito registrados no TSE. Os postulantes a vereador ficaram restritos a comerciais durante os intervalos de atrações normais, como novelas e programas de auditório.
Também marcando o último dia de horário eleitoral, a Globo realiza na noite desta quinta, debates eleitorais em mais de 80 emissoras afiliadas em todo o Brasil.
Por Gabriel Vaquer - Na telinha
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