domingo, 19 de junho de 2016

Guatemala é país da América Central com maior índice de trabalho infantil

Foto de maio de 2016 mostra crianças em fila para receber alimentos antes do início da aula na vila de Las Flores, no estado de Chiquimula, na Guatemala (Foto: AP Photo/Moises Castillo)
A Procuradoria de Direitos Humanos guatemalteca (PDH) advertiu neste sábado (18) que a Guatemala tem o maior índice de trabalho infantil entre os 20 países da América Central.
Através das redes sociais, o órgão afirmou que 850.937 crianças vivem em uma situação de trabalho infantil e que 43% delas não estão na escola.
A maioria das crianças trabalha na fabricação de fogos de artifício, na área agrícola e na coleta de café. As regiões onde isso mais acontece são a própria capital, Cidade da Guatemala, Huehuetenango e El Quiché.
Nesta semana, a ministra do Trabalho, Leticia Teleguario, anunciou que em dois meses o governo terá um roteiro para eliminar o trabalho infantil no país e que, paralelamente, desenvolverá programas de apoio para melhorar a cobertura educativa e frear a evasão escolar.
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o trabalho infantil é aquele que priva crianças e jovens de ter uma infância e adolescência dignas e prejudica o desenvolvimento, principalmente no tocante ao direito à educação.
Da EFE

Nenhum comentário: