No último sábado (29) a cidade de Ribeirão do Largo voltou a receber milhares de pessoas para a tradicional Romaria à Cova de Pedro.
A história da Cova de Pedro teve início em 12 de abril de 1925. O vaqueiro Pedro Afonso do nascimento foi assassinado de forma brutal, promovendo uma grande comoção social no município. Relatos orais de moradores antigos contam que os assassinos de Pedro não conseguiram matá-lo, conseguindo somente fazê-lo com uma faca de propriedade do vaqueiro.
Desde a morte de Pedro, o local onde fora enterrado se tornou centro de peregrinação constante e romaria anual, transformando a Cova de Pedro, como ficou conhecida, num importante santuário local. Milhares de devotos visitam Ribeirão do Largo todos os anos nesta data, participam da celebração católica, visitam o santuário e fazem orações, numa manifestação de fé.
Como acontece todos os anos, lideranças políticas de toda a região prestigiaram a romaria, a exemplo dos deputados conquistenses Zé Raimundo (Estadual) e Waldenor Pereira (Federal).
O padre Joselito Oliveira Cruz, pároco da Paróquia São João Batista, em Ribeirão do Largo, presidiu a missa campal ao lago de outros párocos da Arquidiocese de Vitória da Conquista.