A Proposta trata da criação de uma Casa de Cultura administrada pelo Grupo PLUS Artes Cênicas que abrigará diversas propostas e projetos de produção cultural e atividades artísticas continuadas, atendendo a diversas linguagens (Artes Visuais, Capoeira, Circo, Culturas Tradicionais, Dança, Literatura, Música e Teatro), com OFICINAS, WORKSHOPS, PALESTRAS, FÓRUM DE DISCUSSÕES, ENSAIOS, MONTAGENS, MOSTRAS CULTURAIS, EXPOSIÇÕES e ESPETÁCULOS. Infelizmente a ausência de um espaço com essa finalidade é um problema histórico vivenciado por várias gerações de artistas, produtores e agentes culturais de Itarantim, e também a causa da falência prematura de muitas iniciativas e grupos artísticos. O Projeto visa fomentar esse pontapé inicial, dando liberdade e oportunidade a esses artistas e coletivos, e oportunizando outras pessoas a terem essa vivência na prática com as artes, destacando é claro o seu papel transformador.
É importante destacar que apesar do Nome do Projeto fazer referência direta ao Grupo PLUS Artes Cênicas que já atua a cerca 03 anos em nossa cidade, outros Artistas Independentes de diversas linguagens, com muito mais tempo de atuação e militância na Cultura Itarantiense integram a Equipe Técnica desse projeto: DJAVAN OLIVEIRA (Contramestre Dija, Grupo de Capoeira Voo de Liberdade), GILVAN OLIVEIRA (Professor Paulista, Utopia Studio de Dança), HUDSON ROCHA(Produtor Cultural e Ator), ÍCARO DE OLIVEIRA (Teatro, Grupo PLUS Artes Cênicas), JÚLIO FERREIRA (Mr. Júlio, Grafiteiro e B-boy, Gangstar Break), LEANDRO FERREIRA (Produtor Cultural e Artista Plástico) e WILLIAMS SILVA (Artista Circense).
A Casa de Cultural ainda não tem local definido e nem data de inauguração. Em breve divulgaremos essas informações com mais precisão.
Para maiores informações acessem: www.plusartescenicas.com ou entrem em contato: plusartescenicas@gmail.com ou pelo Cel: (73) 98202-4223.
O Calendário das Artes, mecanismo de incentivo a projetos de pequeno porte na Bahia, criado em 2012, é baseado na facilidade do acesso e ampliação do investimento na produção artística de todo o Estado, considerando sua grande diversidade e dimensões territoriais. Nas seis chamadas realizadas anteriormente, o Calendário já disponibilizou um total de R$ 3,653 milhões para a execução de 282 projetos selecionados dentre um total de 4920 inscritos, e oriundos de 109 municípios, contemplando os 27 Territórios de Identidade do Estado da Bahia.
Sai lista de selecionados do Calendário das Artes 2017 - 1ª Chamada
http://www.fundacaocultural.ba.gov.br/2017/09/12771/Sai-lista-de-selecionados-do-Calendario-das-Artes-2017-1a-Chamada.html
Projetos Habilitados e Inabilitados por Macroterritório - Calendário das Artes 2017
http://www.fundacaocultural.ba.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=10493
Nenhum comentário:
Postar um comentário